quarta-feira, 13 de março de 2019

Resenha do Livro Jogos Vorazes

Editar Postado Por: Com 2 Comentarios

  Provavelmente você já conhece a história, mas esta é a minha versão da resenha. Conheça um pouco mais sobre Jogos Vorazes e de bônus descubra o que você pode aprender lendo ao livro.




Nome: Jogos Vorazes;
Autora: Suzanne Collins;
Editora: Rocco;
Lançamento: 2008;
Número de Páginas: 397;
Sinopse:
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"
" A história me fez passas varias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é Surpreendente!" 
~Stephenie Meyer.



  Olá Sonhadores! Sejam bem vindos a mais um blog! E hoje, eu estou trazendo para vocês a resenha do livro Jogos Vorazes.
  Certamente vocês estão se perguntando o por que de agora eu estar trazendo a resenha, mas a verdade é que eu estava relendo o livro, e da primeira vez eu não cheguei a fazer resenha do mesmo. Se não me engano, na época eu não tinha blog... Mas não tem problema, pois trarei agora.
  Minha releitura se encerrou hoje dia 12/03/2019, não me lembro ao certo quando iniciei a leitura, mas tenho quase certeza de que foi em Janeiro.
  Talvez eu seja muito devagar para ler, mas isso depende muito do dia, as vezes eu leio mais rápido, e as vezes não... Mas em fim.

  Sei que varias outras pessoas já fizeram essa resenha, e que não é novidade, é por isso que tentarei dar meu toque na resenha para ser especial! E imagino que sempre terá alguém para conhecer o livro, a final, muitas vezes as coisas passam despercebidas por nós, então, seja alguém que já conhece, ou que ainda não, essa resenha será ideal para você! E sem spoilers! Pode confiar!

  Mas em fim, vamos lá para a resenha, afinal, é o que vocês vieram ver, não é?



  Bom, o livro conta a história sobre uma sociedade distópica, onde no lugar que antes existia os EUA agora era um país chamado Panem.
  Panem era dividida em uma Capital e doze Distritos. A Capital sempre controlou os Distritos, que antes eram treze.
  Cada Distrito era responsável por alguma coisa a qual eles deveriam exportar para capital. Ex: Pesca, Agricultura, Minérios, etc.
  Mas viviam na pior das condições em quanto a Capital, governada pelo Presidente Snow, controlava tudo sempre se sobrepondo aos demais.
  Isso causou uma rebelião do Distrito 13, que infelizmente acabou perdendo. Por conta disso, a capital resolveu criar os Jogos Vorazes, onde todos os anos escolhiam um garoto e uma garota de cada um dos 12 Distritos restantes, após a destruição do 13, para servirem de tributos, e lutarem na arena até a morte. O ultimo tributo sobrevivente seria o vitorioso, e em fim poderia viver em paz e cheio de riquezas. Essa era a maneira que a Capital achou para impor que ela estava sempre acima dos demais.
  A história começa no Dia da Colheita, narrada em primeira pessoa por Katniss Everdeen, uma adolescente que mora na costura do Distrito 12. Após perder o pai em um acidente nas minas de carvão, Katniss faz de tudo para cuidar de sua mãe e sua irmã mais nova Prim.
  Prim havia completado 12 anos, e seria sua primeira vez em que poderia ter seu nome sorteado para os Jogos.
  Mas como as histórias são cheias dessas reviravoltas, Prim acaba sendo a sorteada, porém Katniss resolve se voluntariar para salvar a irmã.
  A partir deste momento, ela está indo para os jogos onde conhece o garoto Peeta, que também foi escolhido de seu distrito.
  Juntos e nas mãos da Capital, os dois passam vários dias se preparando e lutando para se manterem vivos nos Jogos.
  E a partir dai a história pode surpreender muito vocês!

  Bom, se deixar, eu acabaria resumindo o livro todo, mas assim, teriam vários spoilers, então é melhor parar por aqui. Isso no entanto não significa que a resenha tenha acabado, afinal agora eu tenho de falar um pouco sobre a minha opinião do livro.

  Jogos Vorazes eu diria ser uma história que marcou minha pré adolescência de certa forma, pois foi nessa época em que os filmes estavam sendo lançados que eu conheci o livro.
  Cheguei a ler metade do primeiro livro antes de assistir ao primeiro filme,  mas em fim, é de se concordar, que o livro sempre tem mais coisas que o filme. Apesar de evidentes mudanças, o filme ficou ótimo também! Mas como o foco é o livro, não vou citar muito sobre o filme.

  Bom, a verdade é que hoje vejo que Jogos Vorazes, além de ser uma história, carrega com ela varias lições de moral, e cada pessoa pode interpreta-la de uma maneira diferente! Inclusive, eu gostaria muito de saber como vocês veem a história, por isso, convido a vocês a deixarem um comentário sobre o que aprenderam com o livro.
  É evidente que existe um pouco de politica na história, e é bacana se você parar para perceber que o livro nos leva a nos interessar um pouco mais sobre politica. Ensina também que é bom você ter uma certa independência para poder se manter, caso necessário, e de certa forma a lutar por aquilo que você acredita. Além de saber o que é certo, o que é seu por direito e que você deve lutar por aquilo que acredita estar certo. Entre outras coisas mais.
  A Katniss é uma garota forte, que como ela mesma diz: "não é do meu feitio cair sem lutar.", ela vai atras de tudo o que acredita ser certo. Além de se dedicar muito ao que para ela é importante, como por exemplo a sua família e a sua própria sobrevivência.
  Em nenhum momento ela quis entrar para os Jogos e ser uma espécie de brinquedo para a Capital, a final de contas, tudo não passa de um Realit Show. Mas prometeu vencer por causa de Prim. Muitas de suas ações foram pensadas em segurança da irmã.

  Participar dos Jogos, deixa muito abalado o psicológico de Katniss, obviamente, mas isso aparece mais nos outros dois livros da trilogia, então vou procurar deixar para depois esse assunto. É possível notar isso no final do primeiro livro, porém imagino que seja um pouco de spoiler, e como eu prometi, não contarei nenhum. Mas é um pouco evidente que isso aconteça com qualquer um que passe pela arena. Por tanto, estarei liberando os spoiler nos comentários, então fique a vontade para comentar o que quiser sobre esse detalhe.

  O Tordo, que é o pássaro que aparece na capa do livro, é um simbolo muito especial! No decorrer da franquia ele vai aumentando cada vez mais o seu significado, mas durante o primeiro livro, ele tem um significado de "sobrevivência" além de ser uma espécie de um tapa na cara da Capital, e também um simbolo do Distrito que Katniss leva consigo nos Jogos.
  A origem do Tordo é que na verdade, a Capital havia criado uma espécie de pássaros  chamados Gaio Tagarela. Eles eram mandados para os Distritos, em épocas de guerra, onde podiam ouvir as conversas das pessoas, e depois repeti-las completas para a Capital, revelando assim planos secretos.
  Mas quando a população descobriu, começou a contar mentiras para a Capital, e os Gaios acabaram virando piada.
  Quando perceberam que os pássaros não tinham mais utilidade, a Capital soltou todos na natureza para que morressem, mas não foi bem isso que aconteceu. Os Gaios se uniram as fêmeas de Tordo, gerando assim uma nova geração de Tordos. Estes não podiam falar assim como os Gaios, mas tinham a capacidade de ouvir uma melodia e a repetir exatamente as mesmas notas.
  Assim surgiram os tordos, usados muitas vezes como meio de comunicação durante a história do livro.
  Fato interessante é que assoviar realmente é considerado um meio de comunicação entre as pessoas até mesmo em nossa realidade. Você pode pesquisar se quiser e descobrir como o assovio pode ser utilizado como meio de comunicação no seu dia a dia, mas não vou focar muito nisso aqui...

  Acho que se deixar, eu ficaria aqui horas comentando sobre o livro, mas ai a resenha ficaria grande de mais não é? E ninguém conseguiria ler!


  Bom pessoal, essa foi a nossa resenha, eu espero que tenham gostado. Em breve trarei novas resenhas das sequencias do livro, entre outras mais. Fique a vontade para comentar abaixo sua opinião sobre a resenha ou sobre o livro, todos os comentários serão lidos e respondidos.
  Acho que consegui explicar um pouco sobre o livro, e talvez deixar minha impressão. A verdade é que eu gosto muito da história! E recomendaria as demais pessoas!
  É um livro Teen, ou seja, direcionado aos Jovens, mas não é daquelas histórias que só focam em "romancinho" e coisa e tal, tem um foco totalmente diferente, é claro que existe um romance durante o decorrer da história pois isso faz parte da natureza humana, mas não é exatamente o foco da história, o que faz com que ela não seja um romance do estilo: Time Peeta e Time Gale. 😂
  Na minha opinião isso é legal, não que eu não curta esse tipo de história, pois afinal todos gostam, mas eu acho que nem todas as histórias precisam ser focadas em um romance, perde um pouco a graça...

  Mas em fim, eu acho que já devo ter falado tudo então, muito obrigada a você que leu até aqui, fique a vontade para reler quando quiser, a comentar, mandar para os amigos, ou simplesmente passear pelo blog e conhecer minhas outras publicações. Então é isso pessoal!
  Até o próximo blog e que "a sorte esteja sempre ao seu favor!".






Twitter: Sou Luana
  Face Book: Blog da Lulu
  Instagram: Lu Wings
  Youtube: Lu Wings

2 comentários: