Vocês gostaram bastante do nosso primeiro post da série Você Conhece o Filme então resolvi trazer mais um filme para vocês, e esse filme é O Cão e a Raposa. Para quem ainda não conhece essa série aqui do blog eu vou explicar: vamos relembrar e analisar o filme e aprender com ele coisas e morais muito importantes. Basicamente isso..... Bom, chega de enrolar né, afinal, vocês vieram aqui para ver sobre o filme! Então.... LET'S GO!
Tudo começa com uma caça a raposa. Uma raposa, que no caso, não é segredo e nem spoiler para ninguém, a mãe de Dodó está fugindo do caçador, carregando o filhote na boca. Ao perceber que não teria como se salvar e salvar o filhote ao mesmo tempo, ela resolve esconder seu filhote em meio ao gramado e fugiu, infelizmente ela é pega pelo caçador.
Mas quem vê tudo o que acontece é a boa Mamãe Coruja, que percebe que não poderia deixar o filhote ali sozinho. Então, ela chama seus amigos Dico e Bruno, para que juntos eles encontrem uma solução. Então, Dico se lembra de que estão exatamente no quintal da Viúva Tita, uma senhora solitária, que era a pessoa ideal para cuidar da raposinha. Juntos, eles chamam atenção de Tita para que ela note a presença da raposa ali. Ao vê-la, sem exitar, Tita a leva para casa, e cuida dele como seu novo bichinho, e dá para a raposa o nome de Dodó.
Nesse exato momento, do outro lado da cerca, o cassador Samuel Guerra trás para casa um novo filhote de cachorro. Esse filhote é Toby! Ele deixa Toby, junto com o seu outro cachorro o Chefe, que seria basicamente o encarregado de ensinar o filhote a se tornar um cão de caça.
Nesse mesmo dia, Dodó sai para brincar, exatamente no momento em que Toby fareja o cheiro dele, mesmo de longe. Os dois acabam se encontrando na floresta e começam a brincar. É nesse momento que os dois, mesmo sendo diferentes, se tornam melhores amigos.
Porém, Samuel, não gostou nem um pouco da ideia de seu cão sumir para a floresta toda hora, e resolveu prender Toby em casa. Como Toby não apareceu para brincar, Dodó foi a procura dele, e resolveu brincar ali mesmo. O problema é que Chefe, o velho cão de caça estava dormindo ali ao lado. Ignorando o concelho do amigo, Dodó se aproxima do cão adormecido, por curiosidade, mas acaba por despertá-lo! Chefe não tinha essa piedade por animais selvagens, e persegue Dodó por toda fazenda. Samuel, ao perceber, acreditando que o raposo estava tentando roubar suas galinhas, começa uma caçada ao filhote. Mas Dodó, por sorte, consegue fugir, pulando no carro de Viúva Tita, que ia para a cidade vender o leite de sua vaca.
Por conta desse mal entendido, Tita resolve deixar Dodó preso em casa, para que não houvesse mais nenhuma confusão. Então, ele percebe que, Samuel Guerra estava saindo para uma caçada, e iria levar Toby junto. Eles iriam ficar fora por muito tempo, então, Dodó tinha que se despedir de seu amigo. Mesmo passando pela janela, Dodó não consegue chegar a tempo, e apenas pode ver Toby se afastando no carro.
Mamãe Coruja explica a Dodó que, quando Toby voltasse, ele seria um cão de caça treinado, e que provavelmente os dois não poderiam mais ser amigos, mas Dodó se recusa acreditar que o seu melhor amigo um dia poderia se tornar o seu pior inimigo.
Quando finalmente a primavera chegou, Dodó vê que Toby finalmente retorna da caçada, e ambos já estavam crescidos. Ele então decide ir visitar o amigo durante a noite, assim, evitaria confusão.
A noite, Dodó vai falar com Toby, que fica muito feliz de rever o amigo, mas adverte que, agora era um cão de caça e eles não poderiam mais ficar juntos. Toby também pede para que Dodó saia antes que acorde Chefe, pois se isso acontecesse, seria muito ruim, mas não deu tempo, Chefe percebeu a presença da raposa e começou a latir, alertando o caçador e começa a caçar a raposa novamente.
(nossa, mal chegou e já está reinando de novo!)
Toby, nesse momento, poupa a vida do amigo, mas infelizmente, Chefe não se importa com nada disso, e persegue Dodó até a linha do trem, onde um acidente acontece e Chefe acaba sendo jogado lá de cima e caindo em um pequeno rio la em baixo. Toby, que considerava Chefe como um pai para ele, nesse momento, fica com muita raiva de Dodó "e declara gurra com ele", dizendo então que agora iria caça-lo sem dó nem piedade.
Por sorte, nada aconteceu ao Chefe ele apenas quebrou a perna, mas iria se recuperar, mas infelizmente, Samuel foi até a casa de Tita, tentar se vingar de Dodó por quase ter matado seu cão. (Sendo que o coitado nunca fez nada para ninguém)
Obviamente, Tita não permite que Samuel se aproxime do raposo, mas algo que ele disse fez ela pensar. "Você não pode prende-lo para sempre!" ele gritou. Tita então percebe que, realmente, Dodó era um animal selvagem, e o lugar dele era na floresta. Então, no dia seguinte ela leva Dodó até uma reserva para animais e o deixa lá, causando assim uma das senas mais tristes do filme...
Mas Samuel esperava que Tita fizesse algo assim, e invade a reserva apenas para caçar Dodó.
No dia seguinte, Dodó conhece Míriam, um raposa pela qual se apaixona, e então os dois começam a viver juntos na floresta, Míriam mostra a Dodó toda a floresta, e ensina a ele tudo o que ele precisa saber para sobreviver ali a partir de agora.
Mas mais uma vez o caçador aparece para estragar a festa.... E uma ultima caçada se inicia. Mas agora Dodó sabe que precisa defender sua nova família ou seja: Míriam. Sua amizade com Toby já estava praticamente finalizada, tanto que os dois até chegam a brigar um com o outro, mas Dodó opita mesmo é por fugir.
Mas no meio dessa guerra, surge um grande urso, que está determinado a acabar com Toby e o caçador. Mas quando Dodó percebe que o amigo está em apuros, ele volta para salva-lo, e assim, trava uma batalha com o urso até a cachoeira, de onde os dois acabam caindo!
Dodó sobrevive a queda, fraco e cansado ele vai até a beira do rio, onde encontra mais uma vez com Toby, que agora já não tem mais tanta raiva do amigo. Mas surge o caçador, com intuito de matar Dodó, que agora não teria como fugir, mas Toby entra na frente e salva a vida do amigo.
Finalmente o caçador decide que era inútil continuar com isso, e machucado tanto quando os animais, ele volta para sua casa. Nesse momento, os dois amigos se separam, e finalmente cada um segue o seu lado com sua respectiva espécie.
E no final, podemos ver Toby recordando sua amizade com Dodó, e se sentindo feliz por terem sido amigos.
Agora, vamos refletir um pouquinho o conceito e a moral desse filme. Se você chegou aqui por já conhecer o filme, provavelmente já deve te-lo assistido muito na infância, e entendido que o filme se trata sobre amizade. Mesmo que você tenha caído aqui de paraquedas e nunca assistiu o filme antes, pelo resumo você também entendeu que o conceito dele é sobre amizade, certo?
Mas será que é somente isso que o filme aborda?
Você pode ficar surpreso, tanto quanto eu também fiquei quando percebi, mas além de uma história de amizade, esse filme também traz uma critica a sociedade! Ok, talvez não bem uma critica, já que ele não critica nada, mas é a ideia que ele está tentando passar.
Não entendeu? Calma, eu vou explicar!
O Filme mostra um pouco da maneira como a sociedade se separa em grupos, de acordo com alguma coisa que elas acreditam estar certa, de uma maneira que todas as outras estejam erradas, por exemplo, nós desde cedo somos induzidos a acreditar que um cão e uma raposa são inimigos mortais e jamais poderiam ser amigos, certo? Mas eles em quanto pequenos não fazem ideia de que eles são de grupos diferentes, por que até então, eles não enxergam essas supostas diferenças, e isso muda quando o caçador leva Toby para aprender a caçar, é também quando Mamãe Coruja explica a Dodó que eles são de grupos diferentes e que não poderiam ser amigos.
O Interessante é que se você parar para pensar, a vida em sociedade é exatamente essa, cada grupo de pessoas pensam de uma maneira diferente, por exemplo, algumas pessoas tem preconceito com raça, gênero e outras coisas mais... Essas pessoas acabam se fechando em um grupo que acha que somente eles estão corretos e todos os outros errados. É por isso que nas minhas teorias eu digo que vocês precisam ter mente aberta para compreender que, a teoria, não é real nem falsa e existem milhares delas sobre um único filme.... No nosso caso filmes né, basta você acreditar e entender a ideia que a pessoa está querendo passar com aquela teoria...
Além disso, também tem a ideologia! Já percebeu alguma vez que você e seu amigo já discutiram simplesmente por terem ideias diferentes? Talvez por você gostar de um filme e seu amigo não achar esse filme tão bom, ou por acreditar em algo, tipo... Unicórnios, e seu amigo achar isso uma tolice.... São só exemplos.... Mas reflita quantas vezes você já discutiu por isso, e muitas vezes acaba até perdendo amizade por ideologia, simplesmente pelos dois pensarem diferente....
Mas aqui entre nós, sobre ideologia, um pedido: Faz o favor de não falar mal de um filme sem saber se seu amigo gosta dele ou não, não se julga algo assim sem saber, e muitas vezes, isso pode magoar as pessoas! #FicaDica
Mas como vocês notaram, a ideologia separa a gente em grupos, e cada qual acreditando que somente o seu lado é o correto, e acaba criando uma inimizade com os outros que não são do seu grupo. E mesmo que você acredite que não faz parte de um grupo em especial, você acaba fazendo parte de um grupo de pessoas que não fazem parte de um grupo! O sociedade maluca!
Mas abra a mente, e pense nisso.... Quem gosta de Disney também pode gostar de Universal! Não precisamos fazer parte de um único grupo, e quem sabe assim podemos melhorar esse nosso mundinho querido!
No final das contas, a gente percebe que Toby e Dodó ainda possuem um pouco da quela essência da amizade de infância, mas não podem mais ficar juntos.... São obrigados a viver separados por causa dessa ideologia da sociedade.
E esse foi o nosso post de hoje! Eu espero que vocês tenham gostado! As curiosidades do filme ficaram um pouco longas mas é que eu queria explicar direitinho para vocês! E pensando aqui comigo, dá para escrever uma fanfic de continuação para o filme, o que vocês acham da minha ideia? Deixem ai nos comentários!
E então, tem algum filme que vocês gostariam de ver na série Você Conhece o Filme? Pode ser da Disney, DreamWorks, Universal, Lionsgate, WB, não importa de quem seja..... Mas que não seja muito recente como Frozen, Moana, Enrolados.... Por causa dos spoilers né! Bom....
Obrigada para quem leu até aqui!
Para não perder nenhuma novidade do blog, torne-se um seguidor oficial! Aqui na direita (no computador) terá escrito para virar seguidor! Clique ali e você já é um Lulunático Oficial!
Se quiser receber todos os posts, vídeos e muitos outros conteúdos exclusivos direto no seu face book? Então curta a nossa página!
Se inscreva no meu canal do youtube para ajudar, você irá ter muita diversão! E tudo sobre a Disney também! ❤
Amei o post Lu, resumiu o filme mt bem ♡
ResponderExcluirFaz essa série com o Filme "A Princesa e o Sapo". Adoro esse filme ❤
Ficou muito bom. Realmente o final é triste. Isso acontece com muitas pessoas hoje. Algumas se unem,porque são amigas faz tempo, ou tem gostos comuns, ou porque são "da mesma classe", e excluem alguém a quem não conhecem, por conta desse tal preconceito, assim como acontece com Toby e dodó, que são separados um do outro.
ResponderExcluirAdoro animações com animais, sempre são tão encantadoras! Os filmes infantis sempre serão para todos, porque em cada unos vemos uma mensagem muito importante que às vezes esquecemos pela rotina. O que será de nozes 2 é um filme para pequenos que tem uma historia maravilhosa. Tinha escutado muitos elogios, dizendo que é um excelente filme de aventura infantil e depois de ver devo de dizer que realmente essa animação é excelente e muito criativa. Os filmes de animação são uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. É um filme feito para crianças, mas seguramente vai agradar aos adultos. Super recomendo
ResponderExcluir